No dia 08 de dezembro de 1976 foi criada ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE LARANJEIRAS DO SUL, com instalação em uma sala cedida no Fórum de laranjeiras do Sul. O Primeiro Presidente foi o Dr. Valmir Gomes da Rocha Loures, e seus sucessores: Dr. Wilson Carlos Mayer, Dr. J. G. Ribeiro Pires, Dr. Carlos Alberto de Souza, Dr. Juarez José da Silva, Dr. João Edson Zanrosso, Dr. Paulo Pinto de Oliveira, Dra. Maria das Graças Carvalho e Dra. Rosalina de Quadros Scheffer e Dra. Marília Lazzari de Lima. 

Após muitas lutas e reivindicações a Associação dos Advogados, por sua Presidente Dra. Marília Lazzari de Lima, junto com os advogados militantes em Laranjeiras do Sul, Guaraniaçu e Quedas do Iguaçu, em 24 de novembro de 1988 teve iniciativa de enviar requerimento dirigido ao Presidente da OAB Seção do Paraná, a qual através do Conselho Pleno aprovou, por unanimidade a Criação da Subseção, assim como firmado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília, ficando realizado o sonho da “ Criação da Subseção da OAB de Laranjeiras do Sul”. Em 01 de outubro de 1990 , desmembrada de Guarapuava.

Posteriormente deu-se a instalação no dia 27 de março de 1992, às 16h30 min. No Fórum de Laranjeiras do Sul, onde teve a primeira Diretoria provisória, Dr. Estanislau Novicki OAB/PR 4.720 – Gestão 1992 – Presidente Provisório.

Em 26 de novembro de 1992 realizou-se eleições da Primeira Diretoria definitiva, onde foi eleita a Gestão: 1993/1995 e presidida por Dr. Juarez José da Silva, o qual foi reeleito mais 2 gestões posteriores ficando até 1999 na presidência, e em 2000 passou o cargo para o Dr. Muricy Marinho da Rocha Loures, na época  vice presidente da chapa, em razão de transferir sua residência para Cascavel.

Antes da instalação da Subseção, pouco se sabia acerca da OAB Estadual e quase nada do Conselho Federal.

Os advogados e advogadas não recebiam informações a respeito de seu órgão de classe. O que existia era “A Associação dos Advogados de Laranjeiras do Sul”, criada nos idos de 1976 e através da qual os profissionais ALI FILIADOS procuravam reivindicar direitos e fazer sugestões para melhoria das condições de trabalho de todos os operadores do direito. Época difícil, mas que resultou em algumas melhorias, das quais destacamos A AQUISIÇÃO DE UMA MÁQUINA DE ESCREVER e mais tarde DE UMA MESA DE REUNIÕES (sem as cadeiras…).

Muitos colaboraram para a criação e instalação da Subseção, mas destacamos a advogada MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO, sem demérito aos demais da época.

Com a presença do Vice Presidente da seccional do Paraná, advogado DIVONSIR BORBA CORTES FILHO foi instalada a Subseção de Laranjeiras do Sul no Fórum local, com a presença das seguintes autoridades e advogados:

LAURO LOURENÇO RUTHS, Prefeito Municipal. DR. LAERTES FERREIRA GOMES, Juiz Diretor do FÓRUM, DR. ESPEDITO REIS DO AMARAL, Juiz da Vara Cível, DR. NIVALDO BRUNONI e DIVONSIR JOSE BORGES, Promotores de Justiça, Vereadora MARIA DAS NEVES ROSA, representante da Câmara Municipal, Padre MARIO TOZNOLI e dos advogados ESTANISLAU NOVICK, Presidente daquela Subseção a ser instalada, ROSA ELCI DOS ANJOS Presidente da Associação dos Advogados de Laranjeiras do Sul, MARILIA EDVIRGES LAZARI LIMA, MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO, JUAREZ JOSÉ DA SILVA, LUIZ ANTONIO DE SOUZA, MURICY MARINHO DA ROCHA LOURES JUNIOR, WILSON CARLOS MAYER, OSVALDO DIAS DO PRADO E VALMIR GOMES DA ROCHA LOURES, e em seguida foi eleita a primeira diretoria provisória encabeçada pelo advogado Estanislau Novick, presidente; vice-presidente Edvirges Marília Lazari de Lima, secretario geral Juarez José da Silva, tesoureira Maria das Graças Carvalho.

E a luta começou para valer, quando foi destinada uma pequena sala, dentro do Fórum Estadual, para funcionamento da Subseção de Laranjeiras do Sul. Não havia qualquer equipamento ou funcionário. Em novembro de 1993 foi contratada a NÉIA SANDRINO CRECENCIO como “auxiliar administrativo” a qual atuou por 31 anos servindo aos  advogados na  Subseção.

Em razão das diligencias dos Presidentes e Diretorias que se seguiram fomos conseguindo alguns equipamentos “indispensáveis à época”, dos quais destacamos o fornecimento pela Seccional de uma MÁQUINA DE ESCREVER, ELÉTRICA, DE UM VIDEO CASSETE …  (QUATRO CABEÇAS, É CLARO…) E UM TELEVISOR DE 20 POLEGADAS.

Mas o importante foi que pela atuação dos então dirigentes da Subseção e da Seccional, os advogados e advogadas passaram a ter NOTICIAS e saber que podiam contar com seu órgão de classe.

Em épocas passadas grandes e alegres comemorações foram realizadas, comandadas pela OAB, com a colaboração e participação do Poder Judiciário, em confraternizações envolvendo todos operadores do Direito e seus familiares, quando comemoraram, por exemplo, “o Dia da Justiça” e o “ Dia do Advogado”.

Para as referidas festas todos colaboravam, mas sem demérito aos demais, precisamos destacar as atitudes das advogadas Maria das Graças Carvalho, Mirian Padilha, Rosa Elci dos Anjos, Iracema Pereira de Carvalho, dentre outros.

As participações da Subseção em eventos da sociedade civil organizada o que evoluiu, e hoje a OAB de Laranjeiras do Sul é chamada e participar de forma efetiva e decisiva em qualquer situação de interesse da população local e regional. 

Muitas vitórias fazem parte da nossa história, dentre tantas destacamos:

– a instalação de salas modernas com toda infra-estrutura  necessária,  ao trabalho dos advogados, noa Fóruns de Quedas do Iguaçu, Guaraniaçu e Cantagalo, e  Laranjeiras do Sul.

A par disso a Diretoria continua envidando esforços para conseguir melhorias a toda população. Junto com outras instituições e a Sociedade Civil organizada, conseguindo mobilizar políticos e titulares de poder e cargos, e assim alcançar os resultados almejados.

Conseguimos, como exemplo a elevação da Comarca de Quedas do Iguaçu de inicial para intermediaria e a conseqüente ampliação do prédio daquele Fórum; construção do Fórum Eleitoral daquela Comarca.    Em Laranjeiras do Sul participamos de forma não menos decisiva da construção do Fórum Eleitoral, e do novo prédio que abriga o Poder Judiciário e o Ministério Publico Estadual, Obra de mais de 3.700 metros quadrados, com investimento de mais de 9 milhões de reais, que virá em proveito de  toda coletividade.

Na mesma região construímos nossa atual Sede – que tem o nome do advogado “XENOFONTE LOPES”, pai dos advogados Marco Aurélio Pelizari Lopes e Nêmora Pelizari Lopes.

Hoje a Subseção está preparada e aparelhada para continuar a participar das grandes decisões, atuais e futuras, sempre na defesa do bem comum.

 E em breve teremos nossa nova Sede. Na gestão 2019-2021 – Foi adquirido o Lote para a construção da nova Sede, o mesmo foi solicitado através dos esforços da Presidente Dra. Maressa Pavlak Melati, juntamente com o Delegado da Caixa de Assistência Dr. Flaviano de Matos. O lote foi concedido a Subseção através da Caixa de Assistência do Paraná no dia 25/08/2021.

Lembrando que foram conquistadas também as reformas nas Salas da OAB nas Comarcas de Cantagalo, Quedas do Iguaçu, Guaraniaçu e Laranjeiras do Sul, além do espaço físico moderno, as mesmas são automatizadas e equipadas para o uso da Advocacia.

No dia 08 de janeiro de 2024, deu-se  início da Obra da nova sede, que tem como previsão de inauguração em Dezembro de 2024.

A Subseção de Laranjeiras do Sul, esta sempre buscando melhorias e inovação para toda classe, e  sabe que poderá contar sempre com a SECCIONAL PARANAENSE, assim como com a CAIXA DOS ADVOGADOS DO PARANÁ.   Mas o primordial sempre será o apoio e participação dos ADVOGADOS e ADVOGADAS, unidos em torno e sintonia com a OAB LOCAL e PARANAENSE.